terça-feira, 22 de dezembro de 2015

COLLEGE - O próximo step

Quando resolvemos largar tudo para vivermos uma nova vida em um novo lugar, fizemos muuuuuitos planos e planejamos cada detalhe.

O Primeiro step era dar uma melhorada no inglês, sem ele, impossível qualquer coisa... impossível dar os próximos passos. Pois bem, seis meses se passaram e eu finalizei meu curso de inglês como eu contei AQUI.

O Segundo step era se matricular em um curso superior, seja ele outra faculdade, pós ou mestrado e garatir a extensão do nosso visto de estudo e conseguirmos finalmente nosso visto de trabalho. O estudante pode trabalhar part-time (20horas/ semana) e o conjugue full-time (40horas/semana).

E quando finalizar o curso, o estudante pode solicitar visto de trabalho full-time pelo mesmo período do curso. Por exemplo, se o curso for de 1 ano, ele poderá receber o work permit de mais 1 ano. Se o curso for de 2 anos, o estudante poderá receber o permit de 2 anos ou mais.

Para Brasileiros, curso de inglês não oferecem mais visto de trabalho part-time por aqui. Então o jeito é voltar para a Academia e investir nos estudos. Sinceramente, essa medida do Governo Canadense não foi de todo tão ruim. Se pararmos para pensar, precisamos mesmo de uma qualificação profissional para conseguirmos uma vaga ao sol. Ser dishwasher não é uma opção para o resto da vida, certo?

Infelizmente, meu título de Arquiteta e Urbanista, com especialização em Paisagismo e Sustentabilidade não valem muito por aqui. Arquitetura é uma profissão regulamentada e eu teria que dar entrada em um processo complicadíssimo, caro e demorado para poder exercê-la.

Todas as qualificações adquiridas no Brasil servem para o Processo do pedido de P.R (Permanent resident), mas na prática não conta absolutamente nada para conseguir um emprego na área. Acho que nem de Cadista (desenhista de Auto Cad).

Então o jeito é voltar mesmo pra escola e buscar uma qualificação canadense. Segundo step definido, hora de pesquisar as instituições, os cursos e o processo para ser legível.

Na escola onde estudei inglês, possui programas específicos para quem quer ingressar em Colleges ou Universidades particulares, os chamados Pathway. Estudei por 3 meses, meio período todos os dias nesse programa e tive que garantir no mínimo 80% de acerto nas provas semanais e o big-test mensal. 

Este programa não é fácil, exige dedicação e estudo. Estudávamos textos acadêmicos sobre um determinado assunto, isso envolvia compreensão de texto, vocabulário acadêmico, apresentação verbal e escrita. Foi desafiador, mas uma experiência incrível. Porém, apesar dos Colleges e Universidade conveniados ao Pathway serem muito bons, eles são instituições privadas ou seja, não permitem que voce solicite o visto de trabalho após o fim do curso. Terminou o curso, bye bye Canadá.

Então o jeito foi ir atrás das instituições públicas que te oferecem essa possibilidade. Atenção: Instituição pública não significa ensino gratuito como é no Brasil. Pelo contrário, estudante internacional paga 2 vezes ou mais do que o estudante canadense ou quem já tem o P.R. E digo mais, não é barato!

Sabendo de tudo isso, fui atrás das instituições públicas e dos cursos que me interessam. Entre todas, fui vencida pela mais conceituada e famosa entre os brazucas por aqui. Explico: a BCIT (British Columbia Institute of Technology) possui programas part-time, mas com carga horária considerada full-time, que não é preciso apresentar teste de proficiência de inglês - IELTS.

Todas as outras instituições solicitam como mandatório o IELTS Academic. A nota mínima varia entre 5 e 7, depende da instituição. Enfim, a linda da BCIT não solicita para cursos part-time \o/, apenas solicitou um Histórico da escola de inglês com carga horária e notas. Super tranquilo.

Mas, para pleitear o Work permit após a finalização do curso, é necessário escolher um curso que tenha no mínimo 46 créditos e cursar no mínimo 9 créditos por termo, que é o trimestre. Normalmente cada matéria tem 3 créditos, isso significa estudar 3 matérias por trimestre.

E foi com essas informações que escolhi meu curso. A primeira vista, bambiei para fazer algo relacionado à Arquitetura, fiquei em dúvida entre Building technology e Interior design. Porém, ambas têm uma carga horária muito extensa, com mais de 70 créditos obrigatórios. Fiquei com muito receio de enfrentar um curso aí com mais de 3 anos e dispor de tanta grana...

Depois de muito pensar... colocar na balança TEMPO X DINHEIRO X OPORTUNIDADE DE EMPREGO, acabei escolhendo um curso voltado para Marketing. Adorei a grade das matérias e principalmente porque terei aulas de Photoshop, Illustrator e InDesign. O curso tem 48 créditos, então está dentro do esperado e estou feliz da vida com minha escolha. Vida nova, coisas novas...

É isso... óbvio, será um agregador importantíssimo no meu currículo, posso usar sim esse novo conhecimento na minha área. Será desafiador com toda certeza! Aprender algo novo já não é fácil, em outro idioma então... mas, vamos que vamos... tudo seguindo conforme nossos planejamentos!! Em Janeiro começo o Segundo step! #ansiosérriiiiiiima

Já estou com a carta de aceitação da BCIT, e já começamos o processo para extensão de visto e pedido da permissão de trabalho... conto na próxima!!


;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário