quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

BUDGET - Quanto custa viver em Vancouver

Esse tópico está entre os TOP 5 das dúvidas para quem começa a se planejar a mudar de vida.

Quando iniciamos nosso planejamento financeiro, encontrei muita coisa na internet, mas é muito difícil ter uma idéia sem saber exatamente o que esperar. Os valores variam muito e vai depender do tipo de vida que voce quer ter ou imagina ter aqui.

Então vou falar um pouco das nossas decisões, o que foi importante e o que abrimos mão:

01. CELULAR

Quando chegamos tentamos economizar em tudo... demoramos para adquirir um chip de celular canadense por exemplo. Só com o plano de wi-fi já conseguíamos nos virar muito bem no quesito Comunicação. Nos rendemos quando precisamos procurar por outro apartamento e ter um número de contato se tornou MUITO importante. 

Temos apenas um número para os dois, com ligações nacionais ilimitadas e plano de internet mais "fuleirinho" possível. A idéia é usar wi-fi, certo? Aqui conseguimos usar wi-fi na rua, na escola e em casa... pra que mais?? Quase todas as operadores exercem os mesmos valores para os planos.

Você pode pensar, nossa CAD$ 40 por mês não é tão caro... mas, vai colocando na ponta do lápis. E vale lembrar que hoje nenhum dos dois trabalham, apenas estudamos... optamos em economizar no que, em NOSSA opinião, não consideramos essencial.

02. TV

Optamos também em não ter TV pelos primeiros 6 meses. Assistíamos tudo pelo computador. Mais uma vez, um Viva a Internet! Um plano de TV a cabo por aqui passa dos CAD$ 100 por mês e nunca ouvi falar sobre antena e canais abertos por aqui.

Só agora que resolvemos assinar Netflix, CAD$ 7,99 por mês.

03. TRANSPORTE X MORADIA

Acho desnecessário dizer que optamos em não ter carro, né... na verdade, nem cogitamos a idéia para os próximos anos. Paulistanos traumatizados com as horas gastas dentro do carro, a única coisa que realmente fizemos questão foi em investir um pouco mais no orçamento referente ao aluguel. Morar num lugar central e usar transporte o menos possível.

O transporte público aqui não é dos mais baratos não. O passe individual Zona 1 por exemplo, custa CAD$ 2,75. Se voce comprar o bloquinho na Seven eleven de 10 tickets, sai por CAD$ 21 e o Monthly pass, que é o passe ilimitado de viagens mensal, custa CAD$ 94 - aumenta consideravelmente conforme a Zona, quanto mais longe voce morar, mais caro será.

Então a conta foi: o custo do aluguel fora de Downtown + Monthly pass (dependendo da Zona) deveria ser menor do que o aluguel em Downtown para compensar.

Em nosso caso, como o apartamento deveria ser Petfriendly, não encontramos nada fora de Downtown que compensasse, o valor do aluguel eram praticamente o mesmo, a diferença era no tamanho do apê. Normalmente os apartamentos em Downtown são menores e mais antigos.

Então desde que chegamos, moramos no centro, fazemos tudo na sola do sapato e praticamente não gastamos nada com transporte público, no máximo compramos um bloquinho de 10 para passear fora de Downtown.

04. ALIMENTACÃO

Comer fora  em restaurantes é mais um item que abrimos mão (por enquanto). Pra falar bem a verdade, mesmo em São Paulo, nunca fomos um casal super gourmet que adora um bom restô. Íamos muito raramente. Era muito mais comum irmos em barzinhos com os amigos...

Aqui, barzinho também entrou para a lista: "posso de vez enquando". Na escola temos fama de anti-sociais...kkk... Pensa só, toda semana tem gente nova entrando na escola e gente indo embora para seus países de origem... em 6 meses, conhecemos centenas de pessoas que vieram e se foram. Todas fizeram o tal do Farewell, festinha de despedida em algum bar. Se fôssemos em todas as quais fomos convidados, já teríamos inclusive feito as nossas e voltado para o Brasil faz tempo! 

P.S Amigos desculpem-nos a franqueza... Adoraríamos ter participado de sua despedida, mas infelizmente a vida é feita de escolhas... e nossas escolhas precisam de FOCO. E quando penso no preço da cerveja + taxes + tips... desisto! Mas. adorei te conhecer e quem sabe um dia, nos reencontramos.

Curiosidades: a jarra de cerveja, a famosa "pitcher" por aqui gira em torno de uns CAD$ 12.

Ok, ok... nos rendemos  algumas poucas vezes. Bem poucas, é verdade! Mas, cada vez que isso acontece, podemos subtrair pelo menos uns CAD$ 50 do budget.

A idéia é comprar umas bebidinhas na BC LIQUOR Store e beber em casa. Uma caixa com 15 latinhas de Budweiser custa mais ou menos uns CAD$ 20 com taxas. Um vinhozinho canadense sai por uns CAD 8 a garrafa.

Então, 98% da nossa alimentação acontece em casa ou preparamos em casa e levamos, seja para a escola, seja para os passeios. Fiquem tranquilos, aqui é super de boa levar marmita para aos lugares...

Elegemos o NO FRILLS como nosso supermercado queridinho. Quase tudo compramos lá, é o Super mais barato por aqui com certeza. Tem algumas outras opções como o Costco que é um supermercado atacadista, mas precisa ser sócio e pagar uma anuidade. Ainda não fomos, dizem que vale muito a pena pra quem quer comprar em grandes quantidades. Para nós, acho que ainda não é o momento. Não temos onde guardar muitas coisas e nem carro para transportar big-compras.

Gastamos em média de supermercado uns CAD$ 100 por semana.

05. CACHORRO

Confesso que a Veguinhas tem gasto bem menos por aqui do que gastava em São Paulo. Lá, não resistíamos quando íamos no Cobasi ou Pet center... sempre comprávamos mais do que ração.

Aqui nos restringimos à ração e anti-pulga. Ainda não precisamos ir ao Veterinário... então está tranquilo. Mas, logo logo teremos que enfrentar as vacinas anuais.

A ração que elegemos é a canadense ACANA, muito bem recomendada. Mas, em média um saco de 7 kilos de ração custa CAD$ 60 com taxas. Para a Vegas, um saco de 7kg dura 1 mês e meio. 

As pipetas de anti-pulga são absurdamente mais baratas aqui do que no Brasil. Lá pagávamos R$ 180 em uma caixa com 3 pipetas (é usada uma por mês). Aqui, a embalagem com 3 custa CAD$ 13.

O único custo maiorzinho com a Veguinhas, foi uma jaqueta impermeável que tivemos que comprar. Como aqui chove praticamente todos os dias e o dia inteiro, e a bichinha super se acostumou a só fazer as necessidades dela na rua, tivemos que investir quase CAD$ 40. Mas, vou te falar: é A Jaqueta!! Ela sai de boa na chuva... o corpinho volta sequinho!

06. ROUPAS E CALÇADOS

Esse é o item mais difícil de resistir para mim!! Moramos a um quarteirão de uma avenida lotada de lojas bacanas... mas, foco é foco!!

Já trouxemos do Brasil botas impermeáveis, tipo Timberland e está super dando conta do recado. Investimos apenas em jaquetas impermeáveis. Aproveitamos uma oferta de verão na North Face assim que chegamos. Pagamos uns CAD$ 150 em cada uma. E posso falar, foi o melhor investimento da vida!! kkk

Agora no inverno, só dá ela... além de impermeável, é térmica. Ou seja, saimos com uma camisetinha e ela por cima, com a temperatura próxima de ZERO. Muito boa!!


Pronto, acho que agora após eu dar uma breve explanada sobre nossas preferências... já dá pra ter uma idéia do estilo de vida que temos por aqui.

Nosso BUDGET mensal fixo, em média, para um casal e um cachorro nos primeiros 6 meses em Vancouver:

-> ALUGUEL:                   CAD$ 1.350,00
-> INTERNET:                  CAD$      33,60
-> CELULAR:                   CAD$      40,00
-> ENERGIA:                    CAD$      21,00
-> SUPERMERCADO:     CAD$    420,00
-> BAR/BC LIQUOR:       CAD$      70,00
-> TRANSPORTE:            CAD$      21,00
-> CACHORRO:               CAD$      45,00
-> EXTRAS:                    CAD$    100,00 (aqui considerei alguns itens que compramos na perfumaria por exemplo)

TOTAL/ MÊS:                  CAD$ 2.100,60

Vou te falar, super tranquilo duas pessoas viver aqui com esse valor por mês. Claro, não esbanjando... O que pesa mais, sem dúvida nenhuma é a moradia.

A notícia boa é que após 6 meses, nós mudamos de apartamento e conseguimos um apê Petfriendly, de 1 dormitório + balcony em Downtown por CAD$ 1.200 por mês. 

Então é sim possível! é só não pirar o cabeção e se deslumbrar com tudo que vê pela frente. Na minha opinião, o Canadá é culturalmente menos consumista do que o States, mas tem sim milhares de lojas e produtos que te fazem balançar! 

Tome cuidado, nunca esqueça de pensar nos impostos e tips... os preços de vitrine nunca incluem essas taxas. Aqui em British Columbia os impostos beiram os 12%.

Então: Foco, foco e foco!!
Com parcimônia, para ter vida longa no Canadá!!!!

;)








Nenhum comentário:

Postar um comentário