terça-feira, 22 de agosto de 2017

PET & USA - States de carro e com o Dog

Pra quem não sabe, ou nunca teve curiosidade de dar uma olhada no Maps, Vancouver está bem próxima a fronteira dos Estados Unidos. Em aproximadamente 2 horas de carro, é possível atravessar a fronteira e entrar nos States pelo Estado de Washington.

Google maps - Vancouver <-> Seattle de carro

Desde que chegamos por aqui em 2015, sempre tivemos vontade de fazer essa road trip e conhecer pelo menos Seattle, que é a "cidade grande" mais próxima de nós. Mas, a gente sempre ficava adiando essa viagem... Por fim, chegou o Summer break e decidimos além de conhecer Seattle, iríamos também até Portland, Estado do Oregon.

Porém, a gente nunca entendeu direitinho como funcionava a questão de entrar por terra nos Estados Unidos, como seria os procedimentos, etc... Por isso vou contar aqui pra voces como foi conosco.

Em direção a Fronteira

I - ALUGUEL DE CARRO X CARRO COMPARTILHADO
Pra quem não sabe, nós optamos em não ter carro por em quanto por N motivos. Mas, para nossa alegria qui em Vancouver temos várias opções de carros compartilhados, ou seja, voce se inscreve em um ou quantos planos vc quiser, alguns cobram uma taxa mensal e outros não, normalmente há um aplicativo no celular que linca sua conta ao seu cartão de crédito e é assim feito o pagamento.

Nós temos o MODO e o CAR2GO. Cada um tem vantagens e desvantagens para diferentes situações. Posso escrever um post específico sobre isso e falando mais profundamente sobre isso.

Enfim, nós fizemos várias cotações em diferentes lojas de aluguel de carros e chegamos a conclusão de que o MODO sairia muito mais barato. Simmmmm! é possível ir de MODO para os States. Além do mais, o combustível estava incluso.

Bookamos o carro que nós queríamos com 2 semanas de antecedência, no caso foi uma Tucson, por 6 dias. O valor total (com imposto) foi de $515 cads.

II - VISTOS
Sim, é preciso ter o visto americano para cruzar a fronteira, mesmo tendo o visto canadense seja ele qual for. E sim, se voce entrou no Canada com o eTa (Eletronic Travel Authorization) que supostamente é válido apenas para ingresso ao Canada via aérea, voce pode SIM ir até o States e voltar para o Canada via terrestre. Há um acordo entre os dois países, o qual possibilita isso.

Em nosso caso, nós temos vistos de ambos países, então sem neuras.

III - FRONTEIRA
Pasmem! Tem Outlet e parece um pedágio. Há alguns guichês onde formam algumas filas. Escolha uma delas e espera. Aproveite para já deixar no jeito seus passaportes, permits, etc.

O primeiro policial pegou nossos passaportes, conferiu nossos vistos americanos e nos perguntou o que iríamos fazer nos USA e quanto tempo ficaríamos por lá.
Como nossa última ida aos USA foi a mais de 6 meses atrás, ele nos devolveu nossos passaportes e indicou o caminho do estacionamento do predinho da Policia. Não pediu nenhuma documentação da Vegas, vacinas, nada...

Estacionamos o carro, pegamos nossa pastinha de documentos e fomos para o predinho da Policia. A Vegas teve que ficar no carro, ela só poderia entrar se estivesse em um Kenel, o que não era o caso. Deixamos os vidros abertos e tudo bem, foi muito rápido. Coisa de 20 minutos.

Pegamos uma pequena fila e fomos atendidos por outro policial. Mostramos os passaportes, visto americano, contamos novamente que estávamos indo à passeio, demos o endereço do hotel no qual estaríamos hospedados. Tiramos fotinho, impressão digital e pronto! Exatamente como seria se estivéssemos entrado pelo aeroporto. O Policial foi muito gente boa, até nos deu algumas dicas de Portland.

Depois disso, passamos no caixa e pagamos uma taxa de U$ 6 cada um (pagamos em cash).

Border - Canada x USA

De lá pudemos seguir nossa viagem até Seattle, que foi nossa primeira parada. Depois conto como foi e nossas impressões sobre a cidade, assim como de Portland também.

IV - PET
Nada foi perguntado sobre o cachorro, nada foi pedido de documentação. Sugiro levarem mesmo assim, não custa... pelo menos a certidão de vacinas. Não foi preciso pagar nenhuma taxa pela entrada do dog.

V - ESTRADA
A estrada é muito boa e muito segura. Mas, o que chamou muita atenção foi que ao cruzar a fronteira já era nítida a diferença em relação às conveniências, etc. Já começam a aparecer mil lojas, supermercados, outlets, malls... Target, Walmart, um milhão de fastfood... coisa de doido! Paramos algumas vezes para abastecer e usar o banheiro.

Não vi nenhum pedágio de fato, mas há as Fast Lanes, ou seja, faixas mais rápidas que caso voce queira fugir de algum transito voce pode usá-la, porém seu carro será scaneado e cobrado alguns cents por milha. Bem interessante, mas não usamos apesar de termos pego alguns trechos de transito. Muitos trechos em obras de manutenção das rodovias.

É isso, logo escreverei sobre nossos passeios em Seattle e Portland.