quinta-feira, 13 de julho de 2017

PET - Como voltar ao Brasil com o dog

A mais de 2 anos atrás viemos com a nossa cachorrinha Vegas para o Canada. AQUI eu contei como foi preparar toda a documentação necessária para trazê-la.

Vale lembrar que a Vegas veio conosco dentro da cabine. Para cães maiores, as regras e procedimentos são diferentes.

Dessa vez, quero contar sobre nossa experiência de como foi retornar ao Brasil com ela para visitarmos a família.

Em Dezembro de 2016 fomos passar o Natal junto à família, ficamos por volta de 26 dias em São Paulo, como o período era extenso, resolvemos levar a Veguinhas junto. Viajar de avião por tantas horas (17 horas no total) com o dog não é fácil, é estressante pra ele ficar tanto tempo confinado numa casinha, num ambiente atípico. Portanto, a gente tenta poupá-la em períodos menores. Ano passado, ficamos 1 semana em Miami e resolvemos deixá-la num Day care por aqui, o qual adoramos a experiência. Apesar da saudade, entendemos que seria melhor pra ela e desnecessário fazê-la passar pelo estresse de uma viagem de avião.

Mas, no caso da viagem ao Brasil, foi quase um mês... pensamos e repensamos no que seria melhor e acabamos decidindo em levá-la. Essa realmente é uma decisão muito pessoal e importante, que os donos de Pets devem fazer. Colocar na balança, o bem-estar do cãozinho deve estar em primeiro lugar sempre.

DOCUMENTAÇÃO

Finalmente resolvido que ela iria conosco, comecei a pesquisar como seria o processo contrário. De Vancouver para o Brasil. Achei bem poucas informações na época. Cheguei a ligar na VIGIAGRO no Brasil para saber os requerimentos brasileiros para entrada de um Pet. Cada país tem seu protocolo e até então eu só sabia dos requerimentos canadenses.

O Brasil, assim como o Canada, também não exige chip. E precisávamos apenas da certidão internacional.

Marcamos com o Veterinário aqui de Vancouver e para nossa surpresa, eles já possuem todos os formulários para o requerimento da certidão internacional. Ele examinou a Vegas, verificou todas as vacinas, só nos pediu para que passasse nela um repelente que vem numa ampolinha.

Feito isso, pegamos a Rabies certificate (atestado que diz que ela tomou vacina anti rábica), a Health certificate (atestado de saúde) e preenchemos todos os formulários do Export paperwork com o auxílio da assistente. Indicamos as datas da viagem, dados dos vôos, endereços daqui e de lá, nossos dados.

Chegamos em casa e já entrei em contato com o CFIA - Canadian Food Inspection Agency (a VIGIAGRO daqui) para agendarmos um dia e horário. Uma semana antes da viagem fomos pessoalmente levar os formulários assinados pelo veterinário e os certificados. Pagamos uma taxa de 20 cads e a certidão internacional saiu em menos de 20 minutos. Assim como no Brasil, não precisamos levar a Vegas.

CURIOSIDADES - A diferença é que no Brasil a certidão (CZI) é gratuita, mas demora uns 3 dias pra ficar pronta. No Canada custa 20 cads, mas fica pronta na hora.
Para entrar no Canada novamente, pagamos uma taxa de 33.90 cads no aeroporto. No Brasil a entrada também é gratuita. Um viva para o Brasil!! uhuuu

Pronto! E foi essa certidão que apresentamos para embarcar de Vancouver para o Brasil. E como ela tem a validade de 60 dias, não precisamos tirar outra no Brasil para voltarmos. Usamos a mesma certidão para o retorno ao Canada.

Links importantes:

Fomos na agencia de Richmond (próxima ao Aeroporto Internacional de Vancouver): Floor 2, room 201 - 4831 Miller road

-----------------------------------------

A VIAGEM

Diferente da primeira vez, contei AQUI e AQUI nossa experiência da primeira vinda com a Vegas, desta vez descobrimos que em quase todas a dependências do aeroporto a Vegas poderia ficar fora da casinha, mantida apenas na coleira.

IDA PARA O BRASIL - Fizemos o check-in no Aeroporto internacional de Vancouver. Companhia aérea: Air Canada. Apresentamos as passagens, o certificado da Vegas, pagamos U$ 100 para a ida dela. Mais uma vez, apenas pediram para ver a casinha dela e pediram para que fizéssemos ela entrar na casinha, apenas para checar que ela realmente cabia. Não pesaram ela.

EMBARQUE  (Vancouver - Toronto) - Colocamos a Vegas na casinha para entrarmos na sala onde é feito o raio-x. Tiramos da casinha para passar pelo raio-x, peguei ela no colo. A partir daí ela foi com as próprias patas até a sala de embarque, só entrou na casinha de novo para embarcar no avião. Fizemos ótima viagem, ela dormiu, não fez nenhum piu... ninguém nem percebeu que tínhamos um cachorro conosco.

Chegamos em Toronto, assim que desembarcamos já tiramos ela da casinha. O Alê conseguiu sair com ela do aeroporto para ela fazer as necessidades. Importante ter umas 2 horas ou mais entre um vôo e outro, pois precisamos passar pelo raio-x de novo.

Demos água para hidratar, ela não está acostumada a ficar muito tempo no ar condicionado. Depois demos só um pouquinho de ração. Brincamos um pouquinho com ela na sala de embarque.

Sala de embarque em Toronto

EMBARQUE (Toronto - São Paulo) - Vegas foi pra casinha de novo e de lá só saiu em São Paulo. Essa é a pior parte da viagem com toda certeza. Mas, ela dormiu bastante, de vez em quando botava a cabeça pra fora pra ver o que tava rolando... hehehe

Chegando em SP, passamos pela VIGIAGRO, mas a veterinária não estava. Fomos liberados. Não foi preciso pagar nenhuma taxa de entrada. Tudo certo, graça a Deus.

A VOLTA PARA VANCOUVER  - Foi exatamente como em 2015. Muuuuuitaaaaaa fila no check-in da Air Canada, isso porque chegamos 4 horas antes do vôo. Apresentamos a certidão internacional, pagamos novamente U$ 100. Nada de pesarem ela de novo. Vegas só entrou na casinha para embarcarmos.

Checkin em Guarulhos.

Em Toronto passamos pela fiscalização, mostramos novamente a certidão (a que tiramos em Vancouver), pagamos uma taxa de 33 cads. Saimos novamente com ela do aeroporto para o peepooh-time hehehe.

Aguardando as malas em Toronto.

Chegamos em Vancouver no dia 31 de dezembro de 2016, por volta do meio dia, cansados, mas felizes!!!

SOBRE A CASINHA

Já me perguntaram sobre essa casinha da Vegas.
Nós compramos ela no PETZ em São Paulo, a antiga Pet Center Marginal em 2015, é da marca IBIYAYA. O tamanho é aproximadamente 27 H x 27 L x 50 cm de profundidade, é flexível. Ela é ótima porque tem um carrinho que facilita muito na locomoção e pode ser retirado para melhor acomodar no avião.