quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Escolhendo o Destino - Parte II -> Economia

Desde que nascemos, nos habituamos a lidar com os altos e baixos (mais baixos do que altos) da economia brasileira. 

No auge dos meus 36 anos de idade, já vi a inflação comer todo o dinheiro do povo (hiperinflação de quase 2.500% ao ano), já vi confiscarem as economias da Poupança de toda a população, já vi Seis moedas diferentes: Cruzeiro, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro (de novo), Cruzeiro Real e Real - fora a URV  - (Seis de Nove moedas que o Brasil teve até o momento)... já vi preços congelados, já vi a população brasileira estocando alimentos em suas casas, já vi o brasileiro pagando conta de supermercado em dólar, já vi nossa economia estabilizar, já vi 1 Dólar americano custar 1 Real (oooh, saudade)... já vi o mesmo 1 Dólar americano custar quase 4 Reais uns anos depois...Já vi o povo se encantando com os produtos importados que invadiam o país, já vi quase a população toda do Brasil comprando carro Zero e pagando em "suaves" prestações... poderia ficar aqui listando muitas outras coisas que aconteceram nesses últimos anos, mas esse realmente não é o meu intuito.

A questão é, o Brasil para nós, 20 anos após Plano Real, ainda é um país instável... Não sou economista, mas posso dizer que a cada dia, essa instabilidade mexe com o sono do Brasileiro... por conta dos altos impostos embutidos em tudo (até em pensamentos) e a baixa taxa de retorno. Pagamos alto por muito pouco... Pagamos muito caro... alguns dizem que são 5 meses por ano, eu particularmente acredito que seja muuuuito mais... e não recebemos muita coisa por isso. Nos falta muito... isso também não é novidade! E quando voce acha que as coisas poderiam melhorar, o país é mais uma vez assolado por escandalos de corrupção... milhares (bilhares) de dólares desviados para o bolso de alguns... enquanto isso, a gente VÉVIH... e lamenta.

Voce pode estar pensando, o que toda essa história tem a ver com a escolha do nosso destino?... explico:

A nossa primeira opção de Destino sempre foi os Estados Unidos... seja Nova York, Chicago, ou até mesmo Miami... este último seria perfeito... tirar nosso Ano "sabático" em um lugar de clima quase tropical e com praias lindas...

Não foi difícil nos imaginar lá... acordar, passear no calçadão e trilhas da orla com a Vegas, estudar das 9 as 15hs, almoçar, passear de novo, arrumar alguma coisa útil para fazer além de estudar... visitar Museus, passear nos distritos art-decor... conhecer pessoas... aprender Espanhol de quebra... (oi?) kkk...

Ops! Esse foi o primeiro obstáculo na campanha "Go to Miami!". Se há um lugar nos Estados Unidos que não precisa ser fluente no English, esse lugar é Miami... Ohhh, no!

Nossa idéia é imersão... Miami infelizmente não será O Lugar.

Mas, voltemos ao assunto "Economia"...

Fomos fazer nossa planilha de gastos para o nosso Ano de estudos (para não dizer Sabático)...
- Aluguel, Energia, Aquecimento, Internet, Celular, Transporte x Carro + Estacionamento + Combustível, Alimentação, Passagens, Visto, Curso de ingles, Taxas, Material de estudo, Seguro saúde, Extras... ufaaaa! Fora a grana que teremos que deixar programada para pagar a manutenção das nossas coisas aqui no Brasil.

Chegamos num valor relativamente alto em Reais e simulamos para alguns destinos. Vou te falar que o valor do Dólar americano hoje é um tanto desanimador... o que nos faz reconsiderar fortemente a alteração de planos... Adeus sonho Americano de 1 ano (que côsa trisssxxte!).

Claro que, com o Real desvalorizado, todas as moedas de qualquer país de 1° Mundo será no mínimo bem mais alto... Mas, entre as alternativas vamos buscar a menos inviável. Afinal, somos Brasileiros e Brasileiro não desiste nunca!

Conclusão: Partindo para um país de língua inglesa e que tenha uma moeda mais acessível e custo de vida menor... (o que já descarta de cara: Inglaterra, e qualquer outro país da Europa também).

Voltemos às pesquisas...
vs. Custo de Vida vs. Qualidade e Segurança vs. Oportunidades

Africa do Sul realmente não estava em nossos planos, mas é bem tentador...

Austrália, Nova Zelandia e Canadá são as queridinhas da vez:
Austrália e Nova Zelandia oferecem Visto com a possibilidade de trabalho enquanto estudamos inglês.
Canadá oferece uma oportunidade (quase que remota) de imigração no futuro...

Foco, Coragem e Fé... voltemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário